As 5 melhores estratégias para vendas de seguros de vida individual

Atualizado: 14 de Jun de 2019

O seguro de vida individual é um produto de extrema importância para qualquer pessoa, pois existem coberturas que amparam tanto os beneficiários, quanto herdeiros legais do segurado. Existem muitas coberturas interessantes e importantes, que por si só já são motivos suficientes para que uma pessoa contrate um seguro de vida.


O seguro de vida individual deixou de ser motivos de piada, como se falava antigamente: que a indenização ficaria para o tal "Ricardão". Passou a ser um ato de responsabilidade do cidadão, que deixa sua família amparada no caso de sua ausência.


As estratégias utilizadas para uma venda assertiva e consultiva são com foco na necessidade do cliente, que podem ser diversas, pois cada pessoa é um ser único que possui suas necessidades de contratação de acordo com uma série de fatores como: renda, atividade profissional, estrutura familiar, se possui composição de renda com alguém com quem se relaciona, etc.


Iremos demonstrar 5 formas de abordagens e como trabalhar uma nova carteira de negócios aumentando ainda mais sua renda através da venda de seguro de vida individual.


Estratégias direcionadas ao seguro de vida individual

A importância da venda do seguro através do corretor de seguros é justamente o papel de consultoria, relacionado ao conhecimento do profissional, comparando as mais diversas seguradoras e seus produtos. Ele é capaz de encontrar exatamente o que o segurado necessita para estar amplamente amparado pelas coberturas, no momento em que precisar utilizar sua apólice, ou seja, no sinistro.



As apólices de seguros possuem muitas cláusulas e uma legislação muito específica. O corretor de seguros é o intermediário entre o cliente e a seguradora, que pode ajudar na contratação correta e isso faz toda a diferença para o consumidor, o qual não conhece profundamente a legislação do seguro, tampouco suas cláusulas e por isso, conta com a figura do corretor de seguros para ajudá-lo na aquisição do produto.


A partir deste conhecimento, falaremos sobre alguns tópicos a seguir.


1. Não venda um simples seguro, mas sim conforto e segurança.

A credibilidade do profissional começa na sua forma de comunicar com o segurado. Ele deve inspirar confiança para conseguir também a confiança do cliente, e assim efetivar a venda.


Para isso acontecer, o corretor necessita de conhecimento sobre o produto que está ofertando, ele deve saber a fundo as garantias contratuais e coberturas do seguro para conseguir agregar o valor necessário. Fazer o cliente sentir-se confortável em depositar a consultoria da proteção e sentir-se amparado pelo profissional, é essencial!


Para o cliente adquirir um seguro de vida com o corretor de seguros, ele precisa confiar no trabalho desse profissional, pois estará entregando à uma apólice de seguro o futuro da sua família. Neste caso, a postura do corretor influenciará diretamente na credibilidade e confiança do cliente.


2. Conheça seu público como a si mesmo.

O corretor de seguros precisa adquirir e desenvolver habilidades de comunicação para conseguir ser um especialista na comercialização e consultoria do seguro de vida.


Habilidades como saber ouvir, estabelecer rapport e ter empatia, são fundamentais para que o profissional consiga entender as necessidades do seu futuro cliente. Além disso é importante uma boa pesquisa do seu prospect antes de uma abordagem, pois se a intenção é conquistar um novo cliente, também é necessário saber quais são os interesses desse cliente, para iniciar uma conversa e quebrar o gelo, e assim ofertar seu produto.


Em qualquer negócio é preciso desenvolver estas habilidades para conquistar a confiança dos seus clientes. Uma boa dose de conhecimento só agrega valor ao seu atendimento.


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3. Crie mais que uma simples carteira de clientes.

Hoje o que transforma a carreira de um corretor de seguros em sucesso é ter uma boa rede de relacionamentos, pois o que aproxima as pessoas são as conexões, e nada melhor do que isso, quando criamos um vínculo com as pessoas.


Uma boa estratégia é participar de associações empresariais e estar presente em eventos de negócios, pois sempre existirá um momento em que você irá relacionar-se com alguém, trocar cartões de visitas e assim vai aumentando sua rede de contatos os quais com o passar do tempo irão tornando-se uma grande rede de prospects.


Para que você seja lembrado como um especialista em seguros de vida através de suas relações, é necessário que você domine o assunto, dessa forma manter-se atualizado em busca contínua de capacitação direcionada é uma forma excelente de expandir seu currículo e ampliar seu conhecimento sobre o assunto. Quando um novo contato surgir e for pesquisar sobre você na internet, ele saberá que você é um profissional apto para atendê-lo. Além disso, ele irá se sentir mais confiante pelo excelente currículo.


Falando nisso, uma boa dica é manter seu currículo atualizado em redes sociais como o Linkedin por exemplo.



4. Responda sempre com um toque pessoal

Para o atendimento personalizado e humanizado, precisamos intercalar o uso da tecnologia com a presença humana. Em muitos casos está sendo observado o uso de chat bot em todas as situações. Nada contra, porém é importante que o corretor fique atento em quando deve interceder e ele mesmo intervir com o cliente, que está necessitando de um atendimento mais pessoal, para sentir-se tranquilo e efetivar a compra do seguro.


Nesse momento de transição para o mundo digital, é importante que o corretor tenha a percepção quando o cliente quer ter o atendimento mais presencial e não perder a proximidade com o cliente.


5. O processo de venda, como um ciclo que se renova.

A importância da constante capacitação é que fará um corretor entrar para o nível high business, e assim aumentar suas vendas. Não basta ouvir somente audio books, às vezes é necessário ler um livro completo e da mesma forma é com a capacitação em seguros, onde você encontra muitos e-books com algumas dicas de vendas.


Para que você esteja realmente apto a ter sucesso nas estratégias, não pode viver só de atalhos, precisa capacitar-se por completo! Fazendo o máximo de cursos, assistir palestras, tudo para se tornar um perito no assunto, deixando seu cliente cada vez mais seguro em comprar de você e não da concorrência.


Um processo contínuo de encantamento.

É importante salientar que após o fechamento do seguro, a sua atuação na conquista do cliente não termina aí. Você precisa continuar munindo ele de informações e conteúdos ricos sobre assuntos que possam interessá-lo e até mesmo fazê-lo refletir sobre novos produtos e situações e o leve a novos produtos ou mesmo a manter o que já tem, aumentando a cultura do seguro, para fidelizá-lo.


Além de manter seu relacionamento com proximidade, para que continuem conectados, sempre que alguém próximo dele falar em seguros, ele lembrará de você que é um corretor presente e importante na vida dele. Sem dúvida isso o fará indicar seus serviços e aumentará sua rede de conexões, expandindo então sua carteira de negócios.


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Nossa missão é compartilhar nosso conhecimento com o mercado de seguros!

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