RC Cibernético: O seguro essencial para o futuro do seu cliente

Atualizado: 14 de Jun de 2019

O corretor do futuro é aquele que domina o conhecimento. Uma das premissas básicas é entender sobre os ramos de seguros que estão sendo mais solicitados pelas empresas.


Em um mundo cada vez mais tecnológico e os negócios mais globalizados, é essencial que você corretor, entenda de que forma pode aumentar suas vendas e de quebra, exercer um papel fundamental para as empresas brasileiras.

Atualmente, os maiores riscos para as empresas, são os ataques cibernéticos. Esse tipo de risco, apresenta maior crescimento devido aos fatores de transformação que a sociedade vem passando. Pode-se dizer que, um ataque cibernético é uma das causas principais para a interrupção dos negócios.


A LGPD - Lei geral de proteção de dados - foi sancionada, e as empresas precisam estar adequadas até agosto de 2020. É um momento de grande procura e curiosidade, e levantamento de diversos questionamentos como:

- De que forma as empresas conseguirão se adequar à esta nova legislação?

- Quais as penalidades previstas àqueles que não estiverem em conformidade?

- Será que a informação de que existe um seguro para mitigar os prejuízos causados pelos riscos cibernéticos, é de conhecimento de todas as empresas?


Paira no ar nesse momento, uma necessidade de mudança comportamental especialmente por parte do corretor de seguros, pois ele, além precisar se informar e se adequar, tem a missão de ajudar o seu cliente a entender de que forma o seguro RC Cibernético está inserido no contexto atual.


É um grande marco para os seguros, onde o corretor se torna verdadeiramente o consultor do cliente. Uma grande oportunidade de melhorar os seus negócios através da venda consultiva de seguros para responsabilidade civil cibernética.


O que são riscos cibernéticos?

Riscos cibernéticos são aqueles que podem ser causados através da tecnologia, por vazamento ou violação de dados, por hackers ou até mesmo por programas de inteligência artificial que venham a expor a empresa a sérios danos, como o vazamento de dados de terceiros.


Atualmente algumas companhias seguradoras comercializam o seguro RC Cibernético através de suas próprias nomenclaturas. Nomes como Proteção digital, Seguro para Cyber Risks, Seguro de responsabilidade civil cibernética, são os mais comumente encontrados.


Evite danos irreparáveis.

Mesmo que a empresa utilize todas as formas de proteção digital, como sistemas de reconhecimento facial, criptografias, senhas variadas, ela não estará 100% livre de um ataque cibernético.


Uma simples busca no Google sobre ataques cibernéticos, nos traz uma extensa lista. Entre eles o Wannacry, o do prórpio Facebook, que foi muito difundido na mídia, a Target, XP Investimentos, Sicred dentre outras que sofreram prejuízos em decorrência de violação de seus dados.



Desde uma simples notificação aos clientes que tiveram seus dados invadidos e violados, pagamento de sequestro por hackers, são coberturas contempladas pelo seguro de riscos cibernéticos, até mesmo a responsabilidade civil que envolve os terceiros que tiveram seus dados violados, custas judiciárias, honorários advocatícios, reparação de danos à imagem e à marca de uma grande empresa, etc.



| Um simples ato de contratar um seguro RC Cibernético fará toda a diferença!


O seguro RC Cibernético e a LGPD.


O seguro RC Cibernético está sendo um atrativo, principalmente pelas empresas que estão antenadas com a adequação para a LGPD. A Lei, de numero 13.709 sancionada pelo Ex- Presidente Michel Temer em 14/08/2018, entrará em vigor em agosto de 2020.


Todas as empresas públicas e privadas irão necessitar do consentimento dos clientes para coleta e uso de dados pessoais, além de oferecer a possibilidade de visualizar, corrigir ou até mesmo excluir determinados registros.


Dessa forma, os cuidados com relação a manipulação e exposição de dados de terceiros, terão que ser muito bem controlados, obedecendo os teores da legislação. As empresas serão obrigadas a se adequarem, sob pena de multas graves, que variam de 2% do faturamento até 50 milhões de reais.


Por esse motivo, é necessário que as empresas consultem seus advogados, bem como profissionais da área de tecnologia e segurança da informação e acima de tudo, os corretores de seguros especialistas em seguro RC Cibernético para receberem orientação sobre as respectivas adequações e a contratação de seguro. Isso deixará a empresa em conformidade com a legislação e também evitará possíveis riscos e prejuízos imensuráveis.


Como oferecer proteção aos seus clientes.

Como toda a adequação exigirá investimentos em tecnologia, imaginem como ficarão as empresas cujos faturamentos não forem o suficiente para arcar com os prejuízos? Aí entra uma grande oportunidade para o corretor de seguros, pois aquele que dominar este tema e for um consultor das empresas, vai poder contribuir com o mercado brasileiro, evitando que empresas invadidas tenham prejuízos gigantescos!


| Para sair na frente, é importante que você corretor, busque esse tipo de informação e capacitação em seguro RC Cibernético.



Obrigada pela leitura!


Continue acompanhando a DRALA. Iremos publicar artigos interessantes para a sua carreira, e oferecer sempre o melhor caminho para a sua formação.

Dionice de Almeida CEO DRALA | Escola Virtual de Seguros

0 visualização

+55 48 98801-7262

+55 11 99850-8071

  • Facebook Drala
  • Instagram Drala
  • LinkedIn Drala

© 2019 

Atendimentos comerciais em Florianópolis - SC | São Paulo - SP | Curitiba - PR.